Plano BD-FioPrev

 No Plano BD-FioPrev estão os funcionários da Fiocruz e do FioPrev contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nesse caso as contribuições são feitas pelos participantes (com base em tabela progressiva) e pelas patrocinadoras (com o mesmo valor de contribuição de cada participante).

Confira abaixo a relação de benefícios oferecidos pelo Plano BD-FioPrev
Tipo de benefícioA quem é devidoCarências
Aposentadoria por invalidezAposentados pelo INSS por incapacidade de trabalho. É conseqüência do auxílio-doença.1 ano de vinculação à Patrocinadora.
Aposentadoria por idadeParticipantes aposentados por idade pelo INSS.10 anos de vinculação à Patrocinadora e 2 anos de contribuição ao FioPrev.
Aposentadoria por tempo de serviçoQuem se aposentou por tempo de serviço pelo INSS.58 anos de idade, 35 anos de serviço, 10 anos de vinculação à Patrocinadora e 2 anos de contribuição ao FioPrev.
Aposentadoria especialQuem se aposentou pelo INSS e exerceu atividade insalubre, perigosa ou periculosa, de acordo com a legislação do INSS.55 anos de idade, 10 anos de vinculação à Patrocinadora e 2 anos de contribuição ao FioPrev.
Pensão por morteAos dependentes reconhecidos pelo INSS.1 ano de vinculação à Patrocinadora.
Pecúlio por morteÀs pessoas designadas pelo participante.Não há.
Auxílio-doençaParticipantes que estiverem licenciados pelo INSS por motivo de doença.Não há.
Auxílio-reclusãoAos dependentes reconhecidos pelo INSS enquanto durar a reclusão.Não há.
Abono AnualA todo o participante que receba suplementação do FioPrev. Equivale ao 13º salário pago aos trabalhadores.Não há.