Quem somos

O Instituto Oswaldo Cruz de Seguridade Social – FioPrev é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC instituída pela Portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS n° 3.408, de 30 de janeiro de 1985, publicado no Diário Oficial da União – DOU, de 1° de fevereiro de 1985, seção I.

Antes da criação do FioPrev, os empregados da Fiocruz adiavam o quanto podiam a aposentadoria devido ao enorme impacto negativo na remuneração. Por esta razão, houve uma mobilização por uma política de recursos humanos mais avançada, que incluísse, dentre outros benefícios, a complementação de aposentadoria.

A partir do final da década de 70, apoiados por uma consultoria atuarial, foram realizados estudos de viabilidade econômica e financeira para implantação de um Fundo de Pensão.

Na gestão de Guilardo Martins Alves na presidência da Fiocruz, o Ministro Jarbas Passarinho assinou a Portaria aprovando o Estatuto do FioPrev e autorizando o seu funcionamento. O Instituto iniciou suas atividades em janeiro de 1987, na administração de Antônio Sérgio da Silva Arouca.

Na época, o Instituto suplementava e/ou complementava os benefícios concedidos pela Previdência Social aos empregados das patrocinadoras, a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e o FioPrev.

Com a publicação da Lei n° 8.112, de 12 de dezembro de 1990, que instituiu o Regime Jurídico Único – RJU dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, o FioPrev criou um novo plano de previdência complementar ao RJU.

A partir de 1991, a Entidade passou a administrar dois planos de benefícios: o BD-RJU, no qual estão inscritos os servidores regidos pelo RJU, e o BD-FioPrev, que abrange os empregados da Fiocruz e do FioPrev contratados pelas regras da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Sua principal finalidade é promover o bem estar social dos seus participantes e familiares, oferecendo, através da administração profissionalizada de seus recursos. O FioPrev tem sede no Rio de Janeiro e representação na maioria dos Estados onde a Fiocruz está presente.