Itaú terá atendimento especial para terceira idade

Outros bancos também acordam para o potencial de consumo desses clientes e investem em segmentação

Natália Flach

O Itaú Unibanco está prestes a tornar realidade um projeto voltado para o bem-estar da terceira idade nas agências bancárias. A ideia é que os idosos passem a ser atendidos por funcionários, que assim como eles, tenham mais de 60 anos. Além da identificação imediata, o intuito é facilitar o entendimento sobre os produtos do banco e passar mais confiança na hora de fazer as transações, segundo uma fonte próxima ao projeto que prefere não ser identificada. "Isso é importante porque essa faixa da população é a que mais frequenta as agências físicas — seja para pagar contas, tirar dinheiro ou até consultar o extrato", afirma. Procurado, o banco disse que ainda está em fase de estudos.

Mas não é apenas o Itaú que está de olho nesses clientes. O Banco do Brasil, por exemplo, tem ajudado as pessoas com mais de 60 anos a planejarem a sucessão patrimonial. Uma forma mais simples de fazer isso, segundo Rogério Lot, diretor da unidade private bank do BB, é por meio da previdência complementar, que deixou de ser vista como sinônimo de complemento da aposentadoria. "É transferência do patrimônio sem imposto e sem perder tempo com o inventário que pode deixar os herdeiros desguarnecidos por meses", acrescenta. "Também indicamos contato com consultorias especializadas em sucessão. Afinal, o idoso tem tido mais necessidade de falar nisso e, para tal, contamos com parceiros e especialistas em direitos tributários, sucessório e societários que analisam caso a caso e tentam apresentar soluções." Já a ação mais importante do Santander voltada para a terceira idade o concurso Talentos da Maturidade que tem como objetivo desenvolver a criatividade, o potencial artístico e a participação social do público com mais de 60 anos.

O Bradesco Seguros também tem ações voltadas para a melhor idade. Em parceria com o Senac - unidades Rio de Janeiro e São Paulo -, promove o Programa Porteiro Amigo do Idoso, que capacita e aprimora os porteiro que lidam no dia a dia com os longevos. Desde o lançamento, em 2010, 633 profissionais foram certificados. No ano passado, lançou o Espaço Viva Mais, um site que divulga informações, dicas e sugestões sobre qualidade de vida, saúde e lazer.
Esse público ganha atenção em um momento em que o número de idosos saltou de 15,5 milhões, em 2001, para 23,5 milhões, em 2011. A participação relativa deste grupo na estrutura etária populacional aumentou de 9% para 12,1% nesse período, segundo relatório de Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado. Além disso, a expectativa é que os rendimentos dessa população tenham atingido volume de R$ 402,3 bilhões em 2012, segundo Instituto Data Popular. A cifra supera o Produto Interno Bruto (PIB) do Peru em 2010. Segundo o estudo, sete em cada dez brasileiros com 60 anos ou mais pertencem à nova classe média e dos 22,3 milhões de pessoas idosas no Brasil, o Sudeste fica com a maior parte: 46,6%. O levantamento aponta ainda que as mulheres representam a maioria desta população, com 55,5%, e cerca de 3,3 milhões de idosos já aposentados continuam trabalhando.

Campeão em reclamação

Na semana do consumidor, Itaú Unibanco, Claro e Bradesco foram as empresas líderes em reclamações em 2012, segundo ranking divulgado ontem pela Fundação Procon-SP. Terceiro colocado em 2011, o Itaú Unibanco teve 647 reclamações não atendidas em um total de 1108. Há quase uma semana, o Itaú já havia anunciado que deveria integrar essa lista por causa das taxas cobradas para o financiamento de veículos.

Fonte: Brasil Econômico - 13/03/2013