Educação financeira requer planejamento
29/01/2016
O leitor possui uma reserva financeira para ser utilizada na aposentadoria? Se a resposta for não, saiba que 6 em cada 10 pessoas com mais de 60 anos estão na mesma situação, mostra pesquisa do IBGE.
Isso acontece por um motivo simples: falta de planejamento nas despesas, além de uma renda as vezes insuficiente para os próprios gastos. Elaborar uma planilha com as entradas e saídas de dinheiro é um primeiro passo.
Afinal, todo mundo sabe o quanto ganha, mas poucos conhecem com precisão o quanto gasta, o que dificulta bastante a administração dos recursos disponíveis.
Principalmente após a aposentadoria, quando o padrão de renda se modifica e o grande desafio é adaptar-se, pois algumas despesas irão diminuir e outras aumentar. Em princípio, vai se gastar menos com transporte e mais com medicamentos.
Sabendo gerenciar o próprio orçamento, o aposentado conseguirá decidir quanto destinar a cada gasto e talvez ainda poupar, para ter alguma reserva e, assim, não ser pego desprevenido por alguma emergência.
Desse modo, para garantir um futuro saudável só é preciso planejamento.
(Fonte: Pé de Meia / HSBC)