Escola de Educação Financeira do Rioprevidência participa de programa de educação financeira da Alerj

https://www.rioprevidencia.rj.gov.br/EscolaFinanceira/ListaNoticias/RP_012511

A Escola de Educação Financeira do Rioprevidência foi convidada a participar do programa de educação financeira iniciado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com o programa de voluntariado da classe contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ).

O programa tem o intuito de desenvolver competências para que os servidores da Alerj aprendam a conduzir suas questões financeiras com consciência e segurança, construindo hábitos mais saudáveis e também mais sustentáveis, já que a falta de planejamento financeiro pode ocasionar sérios problemas na vida de uma pessoa, prejudicando sua relação com a família e sociedade.

“A educação financeira não é assunto apenas do Brasil, mas uma preocupação mundial. É um processo lento e demorado, não acontece de uma hora para outra e é preciso querer”, afirmou o professor Luiz Antonio Leal, que durante o programa abordou temas como a gestão do endividamento; processo orçamentário pessoal ou familiar; poupança e investimentos; compras, perdas e desperdício; aposentadoria; seguros; gestão de risco e defesa do consumidor.

A Escola participou do programa no dia 23 de junho com a palestra “Projetos e Desafios da Educação Financeira”, apresentando aos servidores da Alerj a estrutura de cursos, palestras e consultas disponibilizada nas suas instalações, assim como o programa de educação financeira oferecido nos órgãos e secretarias do governo em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPGE/NUDECON) e o Instituto Brasileiro de Certificação de Planejadores Financeiros (IBCPF).

Os participantes aprovaram a iniciativa. “Espero agora a continuidade com o curso para desenvolver ainda mais o tema. Estou inserida em todos os exemplos citados pelo professor e preciso começar a me planejar, essa é uma ótima oportunidade”, disse Kathya Almeida, especialista legislativa.